Para o INPI, a marca é um símbolo que tem como principal função ser uma representação simples dos produtos ou serviços de uma empresa. Em outras palavras, é ela que diferencia os produtos da empresa A dos produtos da empresa B dentro de um segmento de mercado.
É geralmente composta por um símbolo em conjunto com um elemento nominativo e, por muitas vezes, é o primeiro contato do cliente com o negócio. Uma marca precisa ser original e transpassar a ideia e espírito do empreendimento, e, para avaliar e proteger sua originalidade, se faz necessário seu registro.
Mas você já se perguntou quais são os principais fatores avaliados no processo de registro de uma marca? Pois bem, essa análise é feita para garantir que não haja qualquer confusão, imitação ou associação equivocada da marca por parte do público. Para isso, essa avaliação se baseia em três aspectos principais, sendo eles:
O aspecto gráfico: que compreende formas, imagens, símbolos, cores e combinações entre esses elementos, identificando possíveis semelhanças com outras marcas.
O aspecto ideológico: que identifica se a marca avaliada remete conceitos idênticos ou altamente semelhantes a outras, e que também podem causar uma compreensão imprecisa por parte do público-alvo.
O aspecto fonético: este pode ser considerado um dos mais importantes aspectos na avaliação de registro de uma marca. O motivo é de que as marcas são comumente citadas de forma verbal. Esse aspecto avalia principalmente a sequência de sílabas, expressões e entonações, levando em consideração a substituição de letras que reproduzem o mesmo som fonético, indiferentemente da forma que a palavra é escrita (rr, ss, som de z, ç, com ou sem h).
Por exemplo, duas marcas cuja a fonética se dê da seguinte maneira: Opah e Oppa.
Os dois nomes possuem uma fonética altamente semelhante, e uma delas pode ter seu pedido de registro negado. Neste caso, analisa-se então a afinidade mercadológica entre as duas marcas, considerando a distinção do produto, do serviço, do público-alvo e outros fatores que distinguem as duas marcas no mercado.
Por isso, para a construção de uma marca é fundamental estar atento à fonética juntamente com o símbolo e o termo nominativo que compõem o resultado final. E para assegurar ainda mais a originalidade e registro da sua marca, entre em contato conosco. Conte com a Garra marcas e patentes.