Minha marca não está registrada: o que fazer?

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Já mencionamos em postagens anteriores a importância de registrar a sua marca, hoje vamos falar sobre o que você deve fazer, caso a sua marca ainda não estiver registrada.

Segmente a classe da sua empresa Um dos primeiros passos é verificar quais classes e o segmento que a sua empresa se enquadra, o INPI utiliza uma classificação internacional chamada NICE que utiliza 45 classes, existem trinta e nove classes para produtos e onze para serviços.

É altamente recomendado registrar a marca em todas as classes em que a empresa atua. Para verificar as classes, você pode consultar o site do INPI, acesse www.inpi.gov.br.

Verifique a disponibilidade da marca que você quer registrar Fazer uma boa pesquisa também é outro ponto essencial, através da pesquisa você conseguirá verificar se a sua marca pode ser registrada ou não.

Se a marca estiver indisponível, o mais recomendado é você consultar um escritório especializado para verificar quais as alternativas de proteção. Caso não haja formas alternativas de proteção, a melhor opção é parar de usar a marca e criar uma marca nova.

Ao continuar usando uma marca já registrada por outra empresa, você pode correr sérios riscos, como processos judiciais, perda da competitividade no mercado e concorrência desleal que podem oferecer produtos ou serviços de qualidade inferior utilizando a mesma marca.

Se a marca estiver disponível não perca tempo e registre logo, a análise do INPI é baseada na anterioridade, por isso o mais indicado é iniciar com o processo de registro o quanto antes, já que pode levar de 2 a 3 anos para conseguir o certificado.

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