Por que classificar uma marca?

Share on pinterest
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Já falamos sobre os benefícios de ter sua marca registrada, e também, de quais são os primeiros passos para realizar esse processo.

Hoje, iremos abordar como realizar a classificação de marcas corretamente. Classificando sua marca Para classificar a marca de uma empresa, primeiramente é importante entender o que ela faz e na hora de registrar a marca, deve-se conferir na tabela do INPI, quais as classes de produtos e serviços referentes a esse segmento.

Hoje, o INPI adota como base a classificação internacional de produtos e serviços da NICE, que possui uma lista de quarenta e cinco classes com informações sobre os diversos tipos de produtos e serviços.

Uma dica importante é que toda empresa que oferece um produto, obrigatoriamente deve enquadrar-se também em uma classe de serviços. Porém, empresas ou pessoas que ofereçam apenas serviços, como advogados, escolas ou médicos, não possuem a necessidade de se enquadrar em uma classe de produtos.

Peguemos como exemplo uma empresa de móveis. Além de fabricar, ela também comercializa o produto, portanto, deve estar enquadrada, obrigatoriamente, no mínimo em duas classes sendo uma de serviço e outra de produto.

Uma marca pode ser classificada em mais de duas classes? Sim! Em determinados casos, é possível que a marca esteja enquadrada em mais de duas classes.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com ar condicionados, além da classe do produto, ela também faz a manutenção dos equipamentos e nesse caso, é necessário que a empresa seja classificada no mínimo em três diferentes classes, uma referente ao produto, outra relacionada ao serviço de comercialização e uma terceira referente ao serviço de manutenção e assistência técnica.

Fazer o enquadramento correto, é fundamenta para proteger sua marca.

Por isso, ao invés de fazer essa tarefa sozinho e correr o risco de esquecer algum detalhe, conte com a consultoria de uma empresa especializada para garantir a segurança do seu negócio.

Na hora de registrar sua marca e determinar as classes corretas, conte com a Garra Marcas e Patentes e garanta a eficácia em seu registro para segurar seu negócio.

Entre em contato e
solicite nossa ajuda!

Fale com a gente! Temos a melhor solução
para proteger a sua criação!
Abrir chat